O mês de dezembro traz uma das alturas do ano preferidas de muitos portugueses, que tanto tem de mágica como de dispendiosa. Com a preparação da consoada, a decoração e os presentes, as despesas disparam e, por isso, todas as dicas de poupança são bem-vindas.
A pensar no seu orçamento, reunimos algumas boas práticas para reduzir os gastos e garantir que consegue oferecer as melhores prendas de Natal.
1. Defina um orçamento
O primeiro passo é perceber que fatia do orçamento familiar pode destinar aos presentes que quer oferecer aos seus familiares e amigos. Verifique as despesas fixas mensais e quanto sobra para as festividades natalícias.
2. Faça uma lista de presentes
Depois de saber o valor disponível para as compras de Natal, pense bem naquilo que quer oferecer e elabore uma lista com as pessoas a quem quer dar um presente. Pode até definir quanto quer gastar em cada um.
3. Pesquise e compare antes de comprar
Esta dica é útil para qualquer produto em qualquer época do ano. Se começar a planear as suas compras com antecedência, terá mais tempo para pesquisar quais são as lojas com os preços mais baixos para os artigos que quer oferecer.
4. Aproveite as promoções
Uma das vantagens de preparar o Natal com antecedência é conseguir aproveitar as promoções que existem umas semanas antes. Quantos mais presentes comprar com descontos, mais vai conseguir poupar.
5. Ofereça presentes a meias
Descobriu o presente ideal para alguém, mas o preço é demasiado alto? A boa notícia é que não tem de desistir já da ideia e procurar outra alternativa. Pode optar por oferecer em conjunto com outros familiares e amigos. Assim, verá que todos saem a ganhar.
6. Faça os seus próprios presentes
Já pensou que aquele doce que faz as delícias dos seus amigos ou o sabonete artesanal que faz em casa podem ser excelentes ideias de prendas? Dê asas à imaginação e faça os seus próprios presentes para surpreender neste Natal. Não há nada mais original!
7. Não deixe tudo para a última hora
Evite a confusão das lojas nos dias que antecedem o Natal e não deixe esgotar aquele artigo que lhe pareceu o presente perfeito. Tenha também atenção aos preços que podem ficar mais elevados nesta época do ano. Tente comprar tudo o mais cedo possível.
8. Concentre as suas compras
Para poupar tempo e dinheiro, evite deslocações desnecessárias e compre todos os presentes numa ou duas ocasiões. Para ser ainda mais prático, tente concentrar as suas compras no mesmo local. Pode optar por um centro comercial, como o Rio Park, onde encontra várias lojas no mesmo espaço e ainda tem estacionamento gratuito.
9. Brinque ao amigo secreto
Esta troca de presentes é uma boa proposta para grupos de amigos ou famílias numerosas. Para descobrir o amigo secreto, podem escrever o nome dos participantes em papéis pequenos tirados à sorte ou até fazer o sorteio online. Assim, em vez de comprar prendas para todos, só tem de escolher um único presente e o Natal fica bem mais em conta.
10. Reutilize papel ou sacos para embrulhar as prendas
Para além de ser mais amigo do ambiente, poupa garantidamente quando aproveita papel de embrulho que sobrou do Natal anterior ou quando reutiliza os sacos que tem em casa. Pode também criar os seus próprios embrulhos com páginas de jornal ou revistas antigas.
Gostou das nossas dicas? Acompanhe o site e as redes sociais do Rio Park e fique a par de todas as novidades!